Foi no conhecido Parque Natural de Jasper, um dos mais visitados do Canadá, que o fogo começou. As chamas descontroladas propagaram-se com muita rapidez consumiram grande parte do local, alastrando-se depois à cidade.
A intensidade das chamas obrigou a que pelo menos 25 mil pessoas tivessem de ser retiradas. Algumas viajaram mais de meio dia para chegar a um abrigo.
Ainda não é possível calcular a dimensão dos estragos, mas a cidade de Jasper está parcialmente destruída.
Homem detido nos EUA
No norte da Califórnia, nos Estados Unidos, o cenário não é muito diferente. Um grande incêndio consumiu mais de 125 mil hectares de floresta.
A situação piorou com a intensidade do vento e, por precaução, centenas de pessoas foram retiradas das cidades mais próximas.
Um homem foi detido por suspeita de ter provocado o incêndio. De acordo com as autoridades locais, várias testemunhas dizem que o viram empurrar um carro em chamas para uma ravina.
Também a Bolívia está a ser afetada pelos incêndios. Nesta altura, um dos piores locais é a cidade de Roboré. Milhares de hectares de vegetação foram consumidos pelas chamas, dezenas de animais morreram e há comunidades em risco.
Entretanto, o Governo de Santa Cruz, também na Bolívia, declarou estado de emergência por causa da seca e dos incêndios.