Mundo

Incêndios atingem vários países na América: parque tem de ser evacuado no Canadá

O continente americano está a ser afetado por uma grande vaga de incêndios. Um dos piores atinge a cidade turística de Jasper, no Canadá, situada no meio de um dos parques naturais mais visitados do país.

Incêndio no Jasper National Park
Loading...

Foi no conhecido Parque Natural de Jasper, um dos mais visitados do Canadá, que o fogo começou. As chamas descontroladas propagaram-se com muita rapidez consumiram grande parte do local, alastrando-se depois à cidade.

A intensidade das chamas obrigou a que pelo menos 25 mil pessoas tivessem de ser retiradas. Algumas viajaram mais de meio dia para chegar a um abrigo.

Ainda não é possível calcular a dimensão dos estragos, mas a cidade de Jasper está parcialmente destruída.

Homem detido nos EUA

No norte da Califórnia, nos Estados Unidos, o cenário não é muito diferente. Um grande incêndio consumiu mais de 125 mil hectares de floresta.

A situação piorou com a intensidade do vento e, por precaução, centenas de pessoas foram retiradas das cidades mais próximas.

Um homem foi detido por suspeita de ter provocado o incêndio. De acordo com as autoridades locais, várias testemunhas dizem que o viram empurrar um carro em chamas para uma ravina.

Também a Bolívia está a ser afetada pelos incêndios. Nesta altura, um dos piores locais é a cidade de Roboré. Milhares de hectares de vegetação foram consumidos pelas chamas, dezenas de animais morreram e há comunidades em risco.

Entretanto, o Governo de Santa Cruz, também na Bolívia, declarou estado de emergência por causa da seca e dos incêndios.