Mundo

Gérard Depardieu alega problemas de saúde para não comparecer em tribunal

Depardieu, que já negou qualquer irregularidade, é acusado de usar "violência, coação, surpresa ou ameaça" na alegada agressão, que os procuradores disseram ter ocorrido durante as filmagens  de "Les Volets verts"

Gérard Depardieu alega problemas de saúde para não comparecer em tribunal
Alessandro Bianchi

O ator francês Gérard Depardieu, que enfrenta um julgamento pelas alegadas agressões sexuais a duas mulheres, não vai comparecer esta segunda-feira perante um tribunal criminal de Paris por motivos de saúde, disse o seu advogado.

Depardieu, que já negou qualquer irregularidade, é acusado de usar "violência, coação, surpresa ou ameaça" na alegada agressão, que os procuradores disseram ter ocorrido durante as filmagens  de "Les Volets verts" ("As Persianas Verdes").

De acordo com o advogado Jérémie Assous, os médicos afirmaram que a saúde do ator não lhe permite comparecer hoje no início do julgamento.Assous anunciou que vai pedir ao tribunal o adiamento do julgamento porque o seu cliente quer ir a tribunal para se defender.

Gerard Depardieu, de 75 anos, é acusado de agressão sexual a duas mulheres em 2021 e 2014. Um dos casos envolve uma decoradora, que integrou a equipa técnica do filme "Les Voltes Verts", de Jean Backer, em 2021, e que acusa Depardieu de agressão, assédio sexual e insultos sexistas numa mansão em Paris. A queixa contra o ator foi apresentada este ano. 

A outra queixa contra Depardieu foi apresentada por uma antiga assistente, que o acusa de agressão sexual em 2014, nomeadamente por "comentários obscenos", durante reuniões em casa, em Paris, e por "propostas sexuais" durante a rodagem do "Le Magicien et les Siamois", de Jean-Pierre Mocky.

Gerard Depardieu enfrenta ainda outras três queixas de violação, uma delas por denúncia da atriz Charlotte Arnould, e uma pela jornalista espanhola Ruth Baza.

Em dezembro passado, o canal France 2 exibiu, no programa "Complément d'investigation", imagens captadas durante uma viagem de Depardieu à Coreia do Norte em 2018, nas quais o ator surge a fazer comentários de caráter sexual a mulheres, sobre mulheres e sobre uma criança.