Além do forte temporal que atingiu Castela La Mancha, Andaluzia e Valência, onde mais de 50 pessoas morreram, registou-se também um fenómeno meteorológico extremos no município espanhol de El Ejido, na província de Almería, na Andaluzia.
El Ejido foi surpreendido na noite passada por uma forte tempestade de granizo. Vários vídeos foram divulgados de imediato nas redes sociais e esta manhã as agências internacionais divulgam também imagens do fenómeno raro, que causou elevados danos materiais.
De acordo com o Diário de Almería, a chuva forte começou pouco das 22:00 (21:00 em Lisboa), sendo acompanhada de granizo, com bolas de uma dimensão próxima de uma bola de golfe.
Precipitação mais elevada desde 1966 em Valência
Pelo menos 51 pessoas morreram em Espanha, na região de Valência, por causa de chuvas torrenciais e inundações que atingiram a região na última noite e madrugada. Há ainda dezenas de desaparecidos.
As imagens do temporal mostram aldeias, estradas, ruas e campos inundados, carros arrastados pelas águas e presos em autoestradas e pessoas em telhados ou árvores à espera de resgate.
Na última noite, a precipitação na região de Valência foi a mais elevada em 24 horas desde 11 de setembro de 1966, de acordo com dados oficiais.
O Governo de Espanha criou também uma comissão de crise para acompanhar os efeitos da tempestade na costa mediterrânica e mais de mil militares de uma unidade especial de emergência foram enviados para o terreno.