Mundo

Trump assina ordem que suspende entrada de migrantes pelo México

O Presidente dos Estados Unidos também já deu ordens para a primeira operação de deportação em massa. Além das fronteiras, Trump fechou uma aplicação online que permitiu que, durante quatro anos, quase um milhão de pessoas entrasse legalmente no país.

Donald Trump
Loading...

Donald Trump assinou esta quarta-feira uma ordem executiva para suspender a entrada de migrantes nos Estados Unidos através da fronteira, no sul, com o México. Esta era uma das promessas do Presidente norte-americano.

O republicano, que considera os imigrantes ilegais “criminosos perigosos”, também já emitiu uma ordem para enviar 1.500 soldados adicionais para a divisa entre os dois países. Faz parte dos planos de Trump uma operação de deportação em massa.

Fecham-se fronteiras (e até uma app)

A separação faz-se pelo rio Grande, através de uma linha de boias vermelhas, que tem cerca de um quilómetro de extensão. Faz-se também por terra, na fronteira sul, onde, até hoje, passavam milhares de migrantes rumo aos Estados Unidos da América.

A administração Trump fechou uma aplicação online que permitiu que, durante quatro anos, quase um milhão de pessoas entrasse legalmente no país.

Através da app, era possível marcar entrevistas com as autoridades em oito pontos da fronteira com o México. Isso acabou, e o que já estava agendado fica sem efeito.

Na cidade de Aurora, no estado do Colorado, já há quem afirme estar a organizar-se para lutar contra a esperada e anunciada deportação.

Durante a campanha, Donald Trump tinha prometido “resgatar Aurora”, alegando que a cidade tinha sido invadida por criminosos e sanguinários. Apesar do autarca local ter afirmado que "as preocupações sobre a atividade de gangues venezuelanos eram grosseiramente exageradas".