Mundo

Trump exige pena de morte para suspeito de assassínio de Charlie Kirk

O suspeito foi identificado por um amigo da família e detido a 400 quilómetros do local do crime. A investigação continua, mas acredita-se que o assassino agiu sozinho.

Loading...

As autoridades dos Estados Unidos anunciaram a detenção do suspeito pelo assassínio de Charlie Kirk. Donald Trump exige que Tyler Robinson, de 22 anos, seja condenado à morte.

Foi um amigo da família que reconheceu Tyler Robinson nas primeiras imagens divulgadas pelo FBI. Após uma conversa com o jovem de 22 anos, o amigo ficou convencido de que era ele o assassino de Charlie Kirk. A polícia foi até à casa da família, a 400 quilómetros ao sul do local do crime, onde encontraram Tyler.

A ida de Charlie Kirk ao Utah terá motivado o suspeito a planear o ataque. Foi utilizada uma espingarda Mauser modelo 9836, com mira. Uma bala disparada a partir de um telhado acertou no alvo, e o suspeito, registado como politicamente independente, fugiu.

A arma e as munições, acompanhadas de mensagens, foram abandonadas numa zona florestal nas redondezas. Entre as munições, estava uma canção antifascista italiana, também associada ao caso.

Embora as autoridades não tenham detetado o regresso de Tyler à sua própria casa, acreditam que o assassino agiu sozinho, mas a investigação continua.

Trump pede pena de morte

No estado do Utah, a pena máxima aplicável é a pena de morte, que Donald Trump pede que seja aplicada.

"Bem, espero que seja considerado culpado, imagino que sim. E espero que receba a pena de morte", afirmou o presidente norte-americano.

O corpo de Charlie Kirk foi transportado para Phoenix, no Arizona, a bordo do avião oficial do vice-presidente, de quem Kirk era amigo.

Vários seguidores organizaram vigílias em memória do homem que muitos acusavam de ser instigador do ódio aos opositores políticos.

A administração norte-americana avisou que não vai tolerar quem enalteça, racionalize ou minimize o atentado. O Departamento de Estado ameaçou deportar estrangeiros legais que o façam.