O presidente russo, Vladimir Putin, disse, em tom de piada, que não enviaria mais com drones sobre a Dinamarca, referindo-se aos incidentes da semana passada que forçaram o encerramento dos aeroportos dinamarqueses
De acordo com Putin, à margem do fórum de debate Valdai, na Rússia, há uma "histeria" em torno dos drones russos a voarem na Europa que foi inventada para desviar a atenção dos problemas no Ocidente.
E, por isso, brincou: "Não vou [enviar] mais drones nem para França, nem para a Dinamarca, Copenhaga. Para onde mais eles voam? Para Lisboa."
Além da capital portuguesa não estar ao alcance, não tem alvos, ressalvou o líder do Kremlin.
"Se falarmos a sério, não temos drones que possam chegar a Lisboa. Temos alguns drones de longo alcance, mas não temos alvos", garantiu.
Recorde-se que a Rússia negou responsabilidade pelos incidentes, que levaram os países europeus a discutir planos para uma "barreira contra drones".
Vários drones russos violaram o espaço aéreo polaco em setembro, tendo levado a Polónia a ativar o Artigo 4.º da NATO que pressupõe reuniões e consultas entre os membros.
De um total de 19 incursões russas, as defesas antiaéreas polacas, alemãs, holandesas e italianas abateram três 'drones', uma estreia desde a II Guerra Mundial.
