Numa operação na noite deste sábado no âmbito da investigação sobre o roubo no Louvre, a polícia Judiciária deteve dois homens, avança o Le Parisien, citando fontes próximas da investigação.
Um dos suspeitos foi detido no aeroporto Charles de Gaulle, estava prestes a abandonar o país para a Argélia, por volta das 22h00 de sábado. Outro suspeito foi detido mais tarde, no subúrbio de Seine-Saint-Denis, a norte de Paris.
Ambos os homens foram detidos por crime organizado e associação criminosa.
Há uma semana, domingo 19 de outubro, um grupo de assaltantes levou apenas alguns minutos para entrar na Galeria de Apolo num elevador de mercadorias, partir rapidamente duas das três vitrinas instaladas no final de 2019 para guardar as joias preciosas, utilizando uma rebarbadora, e fugir com as peças num valor estimado de 88 milhões de euros.
O assalto ao museu mais visitado do mundo, no coração de Paris, gerou forte polémica política e relançou o debate sobre a segurança das instituições culturais francesas, após as imagens do roubo terem sido amplamente divulgadas nos meios de comunicação internacionais.

