Mundo

Já cheira a Natal em Nova Iorque: árvore de 23 metros içada no Rockefeller Center (terá 50 mil luzes)

Tradição no Rockefeller Center remonta a 1933, quando, pela primeira vez, foi instalada e iluminada a primeira grande árvore de Natal. Iluminação da árvore, que deverá acontecer no início de dezembro, é sempre muito aguardada por turistas.

O momento mais aguardado para turistas e nova-iorquinos fãs das tradições natalícias está a chegar. Já foi içada a tradicional árvore de Natal do Rockefeller Center em Nova Iorque e muitos foram aqueles que assistiram ao momento.

Foi este sábado que a árvore de 23 metros foi transportada e erguida em Manhattan proveniente da cidade de East Greenbush, um subúrbio de Albany, no interior do estado de Nova Iorque. Após ser doada pela família Russ e cortada esta semana, percorreu mais de 240 quilómetros até ao destino final.

Foram precisos vários operários e guindastes para içar a árvore de 11 toneladas e colocá-la em posição com vista para a célebre pista de patinação. Centenas de pessoas, de telemóvel em punho, assistiram ao momento.

Depois de içada, é tempo de ser decorada. Mais de 50 mil luzes LED multicoloridas e de baixo consumo energético vão iluminar a árvore e uma estrela Swarovski de 408 quilos será a 'cereja no topo do bolo', neste caso, da referida árvore.

As luzes serão acesas no dia 3 de dezembro durante uma transmissão ao vivo na televisão, apresentada pela estrela da música country Reba McEntire. Só em janeiro a árvore será removida e, posteriormente transformada em madeira para uso pela organização sem fins lucrativos Habitat for Humanity.