Mundo

Depressão Kristin: estradas cortadas, perturbações em comboios e escolas fechadas em Espanha

Todas as regiões autónomas de Espanha, exceto as ilhas Canárias e Navarra, estão sob aviso devido ao vento forte, neve, chuva e ondulação marítima, com risco de inundações em zonas da Andaluzia, no sul do país.

Depressão Kristin: estradas cortadas, perturbações em comboios e escolas fechadas em Espanha
Alvaro Blanco/Lusa

O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.

A depressão Kristin, que causou pelo menos quatro mortos em Portugal, está a atingir o território continental espanhol e as ilhas Baleares.

A Agência Nacional de Meteorologia (Aemet) espanhola colocou sob aviso todas as regiões autónomas do país menos as ilhas Canárias (no Atlântico) e Navarra (nordeste), devido ao vento forte, neve, chuva e ondulação marítima, com risco de inundações em zonas da Andaluzia, no sul do país.

A queda de neve está a provocar vários problemas, sobretudo nas regiões de Castela La Mancha, Castela e Leão, e Madrid, enquanto o vento forte e a chuva estão a ter maior impacto na Andaluzia e na Extremadura.

A Direção Geral de Trânsito (DGT) espanhola indicou que até ao início da tarde (14:00 locais, 13:00 em Lisboa) a circulação em 170 estradas foi afetada pelo mau tempo, incluindo em autoestradas, como a A-6, na região de Madrid, onde o trânsito chegou a estar cortado durante várias horas por causa da neve.

As autoridades impuseram o uso obrigatório de correntes para circular nas vias com neve e proibiram os camiões em troços de autoestrada na zona de Segóvia e Cáceres.

O mau tempo está a provocar também atrasos e suspensões em comboios em todo o país e em ligações aéreas, sobretudo devido ao encerramento durante algumas horas de uma das pistas do aeroporto de Madrid.

Na Andaluzia, foram canceladas as aulas em 77 municípios e também foram fechadas escolas em Castela e Leão, afetando, neste caso, 13 mil alunos.

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, pediu prudência e para se evitarem deslocações desnecessárias.

"Hoje, muitos pontos da nossa geografia estão com avisos ativos por neve, chuva e rajadas de vento. Sejamos muito prudentes e evitemos deslocações desnecessárias", escreveu Sánchez na rede social X.

A Aemet salientou que a depressão Kristin será "efémera, mas profunda" e, depois de uma jornada "muito adversa", com "ventos de furacão, temporal marítimo, chuvas intensas e nevões", na quinta-feira "já se terá afastado" de Espanha.