Foram divulgadas imagens e vídeos da ilha particular de Jeffrey Epstein. A partilha foi feita numa publicação na rede social X pelos Comité de Supervisão da Câmara dos Representantes onde dizem se tratar de "uma visão angustiante por detrás das portas fechadas de Epstein".
"Estamos a divulgar estas fotografias e vídeos para garantir a transparência pública da nossa investigação e para ajudar a reconstruir o quadro completo dos crimes horríveis de Epstein. (...) Não vamos parar de lutar até que seja feita justiça às sobreviventes", afirmou o deputado Robert Garcia na publicação.
As imagens mostram várias partes da ilha, como quartos e pátios.
Este mês o Departamento de Justiça norte-americano tem, de forma a cumprir com a legislação, de divulgar publicamente todos os ficheiros que possui sobre Epstein. "Está na hora do presidente Trump divulgar todos os ficheiros", disse Robert Garcia.
A divulgação dos ficheiros de Epsteinfoi aprovada no mês passado por ampla maioria na Câmara dos Representantes. No entanto, pode haver exceções. Uma lei, aprovada pelo Congresso e ratificada no fim de novembro por Donald Trump, prevê a divulgação de todos os documentos do caso Epstein, massas há algumas exceções.
O decreto autoriza o Departamento de Justiça a reter, ou censurar, documentos em alguns casos. Nomeadamente para preservar a privacidade das vítimas, ou devido a outra investigação, ou processo federal em curso.
