Um juiz federal nos Estados Unidos ordenou a libertação de Liam Conejo Ramos, uma criança de cinco anos, e do pai que estavam detidos num centro de imigração no sul do Texas, revelou a CNN.
A criança estava com o pai à entrada de casa quando foi abordado por agentes do ICE (Immigration and Customs Enforcement), que o levaram juntamente com o progenitor para um centro de detenção no Texas.
As imagens da ação, que mostraram um agente a segurar na mochila do menino, tornaram-se virais e despertaram forte atenção mediática e crítica pública.
Pai e filho foram depois transferidos para o centro de detenção familiar em Dilley, no Texas, concebido para acolher famílias detidas, onde passaram mais de uma semana sob custódia.
Na sua decisão, o juiz ordenou que pai e filho sejam libertados até terça-feira, tendo em conta que o processo de regularização migratória está em curso e que não deve ser impedida a sua saída antes disso.
A detenção de Liam Conejo Ramos, que frequenta o ensino pré‑escolar, suscitou indignação em todo o país, com críticos a argumentarem que a ação dos agentes foi excessiva e pondo em causa o bem‑estar das crianças.

