Mundo

Criança de cinco anos detida pelo ICE apresenta problemas de saúde em centro de detenção do Texas

Liam Conejo Ramos foi detido juntamente com o pai pelo Serviço de Imigração dos EUA (ICE), enquanto regressavam da escola, no Minnesota. O caso tem gerado forte reação pública no país, incluindo manifestações de apoio à libertação da família e críticas às práticas das autoridades de imigração.

Liam Conejo Ramos de cinco anos foi detido juntamente com o seu pai pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) em 20 de janeiro de 2026, na localidade de Columbia Heights, no estado do Minnesota.
Liam Conejo Ramos de cinco anos foi detido juntamente com o seu pai pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) em 20 de janeiro de 2026, na localidade de Columbia Heights, no estado do Minnesota.

Na semana passada, uma criança de cinco anos foi detida pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) quando regressava da escola, no estado do Minnesota. Liam Conejo Ramos estava com o pai à entrada de casa quando foi abordado por agentes federais, que o levaram juntamente com o progenitor para um centro de detenção no Texas. O caso gerou polémica nos EUA e, desde então, soube‑se que o menino tem apresentado problemas de saúde.

Em declarações ao Huffington Post, a superintendente do agrupamento escolar de Columbia Heights, onde Liam Ramos estuda, afirmou ter falado com a mãe do menor, Erika Ramos.

"Infelizmente, a saúde de Liam não se encontra no seu melhor neste momento. Está doente. Disseram-me que está com febre. Estou, por isso, muito, muito preocupada com o seu bem-estar naquela instituição", afirmou Zena Stenvik, acrescentando que Erika Ramos se sente “incrivelmente perturbada”.

Dias antes, Erika Ramos já tinha dito à Rádio Pública de Minnesota (MPR) que a situação do filho e do marido era “profundamente preocupante” e que a criança estava a ficar doente devido à má qualidade da comida servida no Centro Residencial Familiar do Sul do Texas, onde ambos estão detidos. Referiu ainda que a criança sofre de dores de estômago, tem vómitos, febre e recusa comer.

Manifestantes dispersados com gás lacrimogéneo

Na quarta‑feira, agentes de segurança do Texas dispersaram com gás lacrimogéneo uma manifestação de cerca de 100 pessoas que exigia a libertação da criança de cinco anos e do seu progenitor, junto ao Centro Residencial Familiar do Sul do Texas, segundo a AFP.

Os manifestantes empunhavam cartazes com frases como “O ICE aterroriza e criminaliza as crianças” "Jesus odeia o ICE" e "Acabem com a separação de famílias", em crítica às ações do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE).