EUA

Milhões de pessoas saem à rua nos EUA contra a violência e a intimidação do ICE

O fim de semana foi de protestos em mais de 300 cidades dos EUA contra os agentes de imigração; o ICE. Sob pressão, Donald Trump ordenou a retirada dos agentes federais de manifestações.

Loading...

Os protestos juntaram milhões de pessoas em mais de 300 cidades norte-americanas. Apesar das temperaturas negativas, saíram à rua contra a violência e a intimidação dos agentes de imigração que resultaram, nas últimas semanas, na morte de dois cidadãos norte-americanos: Renée Good e Alex Pretti, ambos de 37 anos, ambos mortos a tiro pelo ICE.

Uma investigação do jornal britânico The Guardian revela que pelo menos 32 pessoas morreram no ano passado enquanto se encontravam sob custódia do ICE, fazendo de 2025 o ano mais letal do sistema de detenção de imigrantes nos Estados Unidos em mais de 20 anos.

O aumento do número de mortes coincide com um recorde histórico de pessoas detidas pela agência. Em meados de dezembro, o ICE mantinha quase 69 mil pessoas sob custódia, em centros sem condições. 75% não tinham registo criminal.

Pressionado pela dimensão dos protestos e pela queda de popularidade, Donald trump ordenou este sábado a retirada dos agentes federais das manifestações em Minneapolis, e noutras cidades governadas pelos democratas, mas garantiu na sua rede social, Truth, que o ICE continuará a defender todos os edifícios federais que possam ser atacados.