Olhares pelo Mundo

Nem os manequins escapam às restrições do regime talibã

As regras em vigor no Afeganistão exigem que os rostos dos manequins femininos em exposição nas lojas estejam tapados. A norma obriga os comerciantes a recorrerem a várias estratégias e materiais. Veja o vídeo.

Loading...

Cobertos de lenços, folha de alumínio ou sacos de plástico, assim surgem os rostos dos manequins femininos nas lojas de Cabul, capital do Afeganistão. As normas restritivas do regime talibã não se ficam pelas mulheres reais.

Quando tomou o poder no Afeganistão em agosto de 2021, o regime talibã ordenou a retirada dos manequins das lojas. Depois admitiu-se que fossem expostos sem cabeça, mas o cenário aterrador afugentava os já poucos clientes.

A crise económica e a necessidade de manter as montras um pouco mais atraentes autorizaram manequins desde que tapados.

Vestidos elaborados sempre foram populares no Afeganistão, em especial em festas de casamento. Momentos de oportunidade única para as mulheres afegãs exibirem vestes mais requintadas.

Sob o regime talibã, os casamentos são uma das poucas oportunidades que restam para encontros sociais, mas com rendimentos tão reduzidos, os vestidos tornaram-se menos elaborados.

Em declarações à agência Reuters, um comerciante na capital afegã explicou que as vendas são metade do que costumavam ser.

"Comprar vestidos de noiva, de noite e tradicionais não é mais uma prioridade para as pessoas", disse Bashir. "As pessoas pensam mais em conseguir comida e sobreviver."

Outro dono de uma loja, Hakim, que moldou papel de alumínio sobre as cabeças dos seus manequins, afirmou:

"Criei uma oportunidade com esta ameaça e proibição e fiz isto para que os manequins sejam ainda mais atraentes do que antes", disse Hakim.

Mas nem tudo pode ser tão elaborado. Numa outra loja, os manequins com vestidos sem mangas tinham sacos plásticos pretos sobre suas cabeças.

Outro comerciante, Aziz, disse que agentes patrulham regularmente lojas e shoppings para garantir que os manequins estejam cobertos.

Um pequeno número de manequins masculinos pode também ser visto nas montras, com a cabeça coberta, sugerindo que as autoridades estão a aplicar a proibição uniformemente.

O regime talibã inicialmente disse que não imporia as mesmas regras duras sobre a sociedade, como fez durante seu primeiro governo no final dos anos 1990, mas acabou por impor progressivamente mais restrições, principalmente às mulheres.

Mulheres e meninas foram proibidas de prosseguir os estudos, a maioria dos empregos estão vedados às mulheres e as autoridades exigem que tenham o rosto coberto quando saem de casa.

"Quando os vejo, sinto que esses manequins também estão capturados e presos, e fico com medo", disse à Reuters uma mulher que fazia compras numa rua de Cabul, ao olhar para os manequins cobertos.

"É como se me estivesse a ver a mim própria, uma mulher afegã que foi privada de todos os seus direitos".