Parece um barco 'voador'. O Candela C-8 é hidrofólio, elétrico, moderno e... rápido, ao ponto de ter feito 777 quilómetros em apenas um dia, entre Estocolmo (Suécia) e Aland (Finlândia).
Segundo a Candela, esta é a maior distância percorrida por um barco elétrico em 24 horas.
O C-8, que andou em médio a 31 quilómetros por hora, elava-se acima da água com a ajuda das 'asas', reduzindo drasticamente o consumo de energia. Os custos financeiros também são consideravelmente menores.
O fundador e diretor executivo da Candela, Gustav Hasselskog, dá um exemplo:
"Um aspeto muito interessante desta viagem é que também tínhamos um fotógrafo connosco, que tinha um barco com motor de combustão. A fatura total da gasolina dele foi de 7.000 coroas suecas. Já para a eletricidade gastámos qualquer coisa como 250 coroas, o que mostra a enorme redução que se pode ter nos custos, para além de poupar o ambiente".
O objetivo da empresa sueca era “provar que é possível utilizar um ferry elétrico numa grande distância”, porque, no passado, “os poucos barcos e ferries que existiam costumavam percorrer distâncias muito curtas”.
“Com a tecnologia que temos agora, com os hidrofólios e com um design muito leve, podemos melhorar muito a autonomia, o que significa que podemos percorrer todo esse caminho e mostrar realmente que é possível passar dos ferries a diesel tradicionais para esta versão elétrica”, afirma Gustav Hasselskog.