Uma impressora 3D gigante coloca camada após camada uma mistura especial de cimento para construir as paredes das duas primeiras unidades modelo de um hotel em Marfa, Texas. A empresa responsável é a ICON que está a concluir o o maior bairro impresso em três dimensões perto de Austin, também naquele estado norte-americano.
O plano é expandir o El Cosmico, um hotel e acampamento, de 85 m2 para 162 m2 para incluir 43 unidades hoteleiras e 18 residências.
A proprietária do El Cosmico, Liz Lambert, está entusiasmada com o que a tecnologia permite construir.
"A maioria dos hotéis está contida em quatro paredes e muitas vezes estávamos a construir a mesma unidade vezes sem conta. Nunca pude construir com tão poucos constrangimentos e tanta fluidez apenas com curvas e cúpulas e parábolas. É uma forma louca de construir."
Os edifícios impressos em 3D concebidos pela empresa Bjarke Ingels Group integram cúpulas, arcos, abóbadas e paredes parabólicas ou curvas – características arquitetónicas que normalmente seriam demasiado caras para replicar em grande escala com a construção tradicional.
As paredes de 3,7 metros de altura das duas primeiras unidades atualmente em construção - um espaço residencial de três quartos e uma unidade hoteleira de um quarto - são impressas pelo Vulcan da ICON, uma impressora de 15 metros e 4,75 toneladas que esteve a imprimir o primeiro bairro residencial em 3D.
A "tinta" desta impressora 3D é um segredo bem guardado pela empresa: é um material especial à base de cimento chamado Lavacrete, uma mistura concebida para resistir às intempéries.
"A mistura base é um pouco secreta, por isso não vos vou dar a fórmula toda, por assim dizer. Mas restringimo-nos a uma lista de materiais disponíveis a nível global e omnipresente, de modo a podermos fazer isto em todo o mundo e de forma acessível em todo o mundo. Por isso, não há materiais exóticos, nem materiais muito caros", disse CEO e fundador da ICON, Jason Ballard.
Os trabalhadores estão constantemente a ajustar e a misturar ingredientes a cada 15 minutos, de acordo com as condições meteorológicas.
"A magia acontece nas misturas que nos permitem continuar a imprimir. Esta impressora já está a funcionar há cerca de 36 horas seguidas e permite-nos imprimir durante a noite com 55°F (12ºC). Hoje penso que a temperatura máxima será de 85ºF (29ºC). Assim, o material comporta-se de forma diferente em diferentes condições de humidade, temperatura e níveis de irradiação. Por isso, estamos a ajustar ligeiramente os ingredientes da mistura na fórmula de 15 em 15 minutos, para podermos continuar a imprimir, literalmente, faça chuva ou faça sol."
Uma equipa de três pessoas para um projeto destes inclui um técnico de impressão que monitoriza a impressora e o seu percurso predefinido através de software num tablet.
Todo o projeto de expansão do El Cosmico, para imprimir as 61 unidades hoteleiras e residenciais, deverá estar concluído em 2026.
Além deste empreendimento hoteleiro no oeste do Texas, a ICON está a concluir o maior bairro impresso em três dimensões perto de Austin e a trabalhar com a NASA para desenvolver sistemas de impressão 3D para construir estruturas na Lua.
