Olhares pelo Mundo

"Grandes pedras": queda súbita de granizo atinge El Alto, na Bolívia

Várias habitações ficaram danificadas e comerciantes tiveram de remover as "grandes pedras" de granizo das tendas e lojas. As chuvas fortes costumam durar até março na Bolívia, contudo, este ano prolongam-se pelo menos até abril, uma mudança que pode ser explicada pela alterações climáticas.

Loading...

Uma queda súbita de granizo atingiu El Alto, na Bolívia. O Governo prevê que as chuvas torrenciais continuem até abril. Cerca de 800 casas foram destruídas.

Várias pessoas tiveram de procurar abrigo porque ficaram com a casa danificada e comerciantes tiveram de remover granizo de tendas e lojas.

"Já passaram três ou quatro anos desde que tivemos uma chuva como esta. Em apenas meia hora, grandes pedras de granizo caíram. Nunca aconteceu assim antes, tão grande. Acho que são as alterações climáticas", diz Hilda Gonzalez, uma comerciante.

As chuvas fortes costumam durar até março, contudo, de acordo com o ministro da Defesa, este ano prolongam-se pelo menos até abril. A época de chuva foi prolongada pelas alterações climáticas, diz o instituto meteorológico da Bolívia.

A assembleia legislativa do país aprovou uma medida de cerca de 60 milhões de euros para assistência em caso de catástrofe.

Cerca de 800 casas foram destruídas pelas chuvas e quase 400 mil famílias foram, de alguma forma, afetadas.