Nápoles, no Sul de Itália, está a celebrar 2500 anos e a fábrica de chocolate napolitana "Gay-Odin" juntou-se às iniciativas que assinalam o aniversário da cidade. Um elaborado ovo de chocolate gigante foi trabalhado durante três semanas em homenagem a Nápoles.
O enorme e elaborado ovo da Páscoa, revelado esta semana, integra o projeto cultural "Napoli Millenaria" que marca os 2500 anos da cidade.
O ovo pesa 350 quilos e é uma mistura de tradição e inovação com a imagem da sereia Parthenope, projetada pelo mestre chocolateiro Fabio Ceraso, no centro.
A escultura de chocolate pintada à mão retrata a sereia mitológica que, incapaz de atrair Ulisses, encontrou o seu fim trágico em Megaride, onde se ergue o Castelo do Ovo", na orla marítima de Nápoles. Cercada por ondas e um pôr do sol dramático, Parthenope celebra as origens da cidade.
"Achamos que não poderia haver melhor tema do que o mito de Parthenope, como pode ver na frente do ovo, a sereia a surgir das águas e ao fundo o Castel dell'Ovo (Castelo do Ovo em português). A cidade e a sua imagem mais icónica ligadas ao mito", explicou à agência Reuters Sveva Maglietta, do conselho de administração da "Gay-Odin".
O ovo gigante exibe também retratos de figuras queridas de Nápoles, incluindo o ator Totò, o músico Pino Daniele e a lenda do futebol Diego Maradona, ao lado de símbolos icónicos como a pizza e o próprio Castelo do Ovo.
Casal trouxe a arte do chocolate para o Sul de Itália em finais de 1800
Estampadas na face do ovo estão as palavras "2500 anos de história lendária" e o os logotipos históricos azuis e dourados da "Gay-Odin".
A criação presta ainda homenageia ao legado de Isidoro Odin e Onorina Gay, dois mestres chocolateiros do Piemonte, região no Norte da Itália, que trouxeram a sua arte para Nápoles no final dos anos 1800.
Em exposição numa fábrica no bairro de Chiaia, onde o casal se estabeleceu pela primeira vez. Caso venha a ser posto à venda, o ovo deverá vir a custar cerca de 12.000 euros, informou a "Gay-Odin".