Bruxelas recebe uma exposição original com ovos de Páscoa de grandes dimensões, totalmente comestíveis, inspirados na estética Art Déco. A criatividade dos chocolateiros serve também uma causa solidária.
Trinta e cinco mestres chocolateiros belgas apresentam em Bruxelas as suas criações pascais em forma de esculturas comestíveis, decoradas com elementos arquitetónicos e até tecnologia laser.
Num hotel de luxo da capital belga, os ovos artísticos, com cerca de 50 a 60 centímetros de altura, estão expostos em pedestais que fazem lembrar uma galeria de arte contemporânea. Os visitantes podem ver de perto as peças e conhecer os chefs que as criaram.
Homenagem a um século de Art Déco
O tema deste ano é uma homenagem ao centenário do movimento Art Déco, estilo artístico e arquitetónico marcado por linhas geométricas, formas curvas e referências à natureza e à industrialização.
A escolha do tema assinala os 100 anos deste estilo associado ao nome do arquiteto Victor Horta, uma figura central na história da arquitetura belga.
Arte que também é solidariedade
Cada uma das peças em exposição está avaliada em cerca de 750 euros. O valor angariado será doado ao Hospital Saint Pierre, em Bruxelas, associando assim a criatividade dos mestres chocolateiros a uma causa solidária.