Um casal da Bretanha viveu uma noite inesquecível ao vencer dois prémios no ‘Loto’, jogo popular em França, incluindo um jackpot de 12 milhões de euros. Qual a probabilidade de isto acontecer? É praticamente impossível, mas este casal viu a vida dar uma volta inesperada. O caso insólito aconteceu em Hillion, Côtes-d'Armor, na região da Bretanha, no passado dia 23 de abril, mas só agora foi divulgado.
Dois boletins, uma ligeira diferença de números e um total de prémios superior a 12,6 milhões de euros. O cenário é quase inacreditável.
O marido escolheu uma combinação de números que, naquela noite, correspondeu ao jackpot: 12 milhões de euros. A mulher fez uma aposta quase idêntica. Essa pequena diferença impediu-a de ganhar o grande prémio, mas garantiu-lhe ainda assim mais de 60 mil euros. Para muitos, uma quantia invejável, para este casal, apenas o “segundo prémio” da noite.
Uma sorte que muda o destino e a história de sonho de muitas famílias. O casal, que vive na Bretanha e tem filhos, optou por manter o anonimato. Querem saborear discretamente esta mudança radical de vida.
“No início, nem acreditei”, confessou o pai da família à Française des Jeux, entidade que gere este tipo de jogos de sorte em França.
O jogo da Lotaria Nacional francesa, oficialmente conhecido como 'Loto', foi lançado em 1976 e os sorteios acontecem às segundas-feiras, quartas-feiras e sábados. Os jogadores têm de selecionar cinco números entre 1 e 49 e ainda o "número da sorte" entre 1 e 10. Quem tiver o boletim que acertar nos cinco números e ainda no "número da sorte" ganha o jackpot.
Regra de ouro dos grandes prémios: o silêncio
Todos os anos, muitos vencedores optam por não divulgar a sua identidade. Ganhar um prémio desta dimensão pode motivar invejas e representar até um risco de segurança. Também por esse motivo, a Française des Jeux faculta apoio psicológico e orientação financeira aos novos milionários.
Neste caso, o casal demorou algumas semanas a validar os boletins e a organizar a sua nova realidade. Uma escolha ponderada e prudente.
Probabilidade ínfima, mas real
Ganhar este tipo de prémios com uma única aposta tem a probabilidade de 1 em 19 milhões. E o que dizer de dois boletins vencedores, jogados na mesma noite, pelo mesmo casal, com números quase iguais?
Para alguns, é um milagre. Para outros, o destino. Para os matemáticos, uma “probabilidade conjunta raríssima”, mas possível.
Na Tabacaria "Le Havane", em Hillion, a funcionária começou por desconfiar de toda a história.
“Um jornalista veio dizer-me que eu tinha tido uma grande vitória em casa. Não acreditei porque cabe à La Française des Jeux (FDJ) dizer-me, mas os meios de comunicação social são muito eficazes. Disse-lhe que não, que não acreditava nele, que estava à espera de uma chamada da FDJ. E, de facto, a FDJ telefonou-me e anunciou que tínhamos um grande prémio de 12 milhões”, contou em entrevista divulgada pela agência ENEX.
Num tempo marcado pela inflação e pela incerteza económica, este prémio de sonho constitui uma nova esperança não só para a família premiada, mas também pode ajudar a impulsionar o comércio local nesta localidade, no Noroeste de França, onde os boletins foram registados.