Uma equipa de paleontólogos do Laboratório de Anatomia Comparativa e Evolução de Vertebrados (LACEV), na Argentina, descobriu fósseis raros de dinossauro no sul do país.
O local onde foi feita a descoberta não foi revelado, por questões de segurança, mas é conhecido por ter vários fósseis de animais marinhos e terrestres, incluindo ninhos de dinossauros, mamíferos, cobras e lagartos.
Os paleontólogos do LACEV deslocaram-se ao local com um objetivo: localizar os fósseis restantes do Bonapartenykus, uma espécie identificada pela primeira vez em 2024.
Uma das descobertas feitas pela equipa do LACEV, no início do mês, foi um fémur de saurópode com dimensões fora do comum.
"Este material é espetacular. Por enquanto, é único porque ainda não encontrámos mais nenhum fémur com estas características neste local. Encontrámos fémures grandes, mas não como este. O mesmo se aplica às outras partes. É o único animal com pernas pequenas. É o único com pés pequenos, digamos assim — não há outro", revelou o paleontólogo Mauro Aranciaga à Reutes.
No dia seguinte foi encontrada uma escápula, também conhecida como omoplata, de um dinossauro "bico de pato".
"As pessoas que estiveram aqui antes deixaram uma escápula parcialmente exposta. É o osso que temos nas costas, a omoplata, deste dinossauro com bico de pato. Então o que fiz foi cavar um buraco para removê-la", disse o paleontólogo Nicolas Chimento.
Os investigadores esperam que estas novas descobertas ajudem a aprofundar a compreensão sobre as espécies que habitaram a região há 70 milhões de anos.
