O objeto que atrai a atenção é um cavalo de peluche vermelho, com a boca virada para baixo, um sino dourado ao pescoço e olhos que parecem desviar o olhar do observador. O brinquedo tornou-se viral nas redes sociais chinesas na véspera do feriado, que este ano marca o Ano do Cavalo no zodíaco chinês.
Apelidado de "cavalo chorão" ou "cavalo triste" nas redes sociais, o brinquedo foi originalmente concebido como um brinquedo sorridente para o Ano Novo Lunar. A sua expressão triste, no entanto, foi resultado de um erro de fabrico.
"Uma funcionária coseu a boca ao contrário por engano," disse Zhang Huoqing, proprietária da loja "Happy Sister", em Yiwu.
Em entrevista à agência Reuters, Zhang contou que, inicialmente, pensou que os peluches teriam de ser devolvidos, mas pouco tempo depois descobriu fotos do "cavalo triste" a circular online.
"As pessoas brincavam e diziam que o 'cavalo chorão' representa o modo como olhamos para o trabalho, enquanto o sorridente é como olhamos para depois do trabalho," acrescentou. À medida que a procura aumentou, Zhang decidiu manter a a produção a versão do cavalo vermelho de rosto triste.
A popularidade do brinquedo reflete o humor de muitos jovens trabalhadores de escritório na China, alguns dos quais dizem que a expressão carrancuda espelha longas horas e stress laboral. Também se enquadra numa tendência mais ampla de brinquedos "feio-fofos", popularizados nos últimos anos por personagens como o monstro dentado Labubu, da Pop Mart.
O Ano Novo Lunar começa a 17 de fevereiro. Depois da Serpente, este ano celebra-se o Cavalo de Fogo, símbolo de energia, paixão, liberdade e ação.
