Última atualização às 17:22
A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, responsabilizou António Costa pelas falhas do Governo nos incêndios, que mostraram apenas "um político habilidoso" quando o país quando precisava de "um estadista".
Por sua vez, o primeiro-ministro afirmou que o Governo assume-se como "primeiro responsável" depois da tragédia dos incêndios, mas salientou que a assunção de responsabilidades não pode ser "mero ritual de expiação" institucional, mas um "ato de compromisso".
Costa assegurou também que o Governo terá a "flexibilidade necessária" para introduzir alterações no Orçamento do Estado de 2018 de modo a garantir um reforço das ações contra incêndios.
O líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, acusou António Costa de "incompetência, soberba e insensibilidade" na resposta aos incêndios dos últimos meses que causaram mais de cem mortos e de falhar "nas horas difíceis".
O PS acusou o CDS-PP de "oportunismo político" pela moção de censura que hoje apresentou ao Governo, desafiando Assunção Cristas a assumir as suas responsabilidades pelos anos em que tutelou as áreas da agricultura e do ambiente. Na resposta, a líder do CDS-PP respondeu que os mais de cem mortos nos incêndios deste verão "ficarão para sempre" ligados à história deste Governo.
Com Lusa