País

25% dos jovens portugueses admitem que já foram vítimas de ciberbullying

Praticamente 25% dos jovens portugueses assumem que já foram vítimas de ciberbullying ou expostos a situações incómodas na Internet. É o resultado de um estudo sobre a forma como os adolecentes usam os meios digitais.

  • Especialistas em saúde infantil contra o Messenger Kids

    Mundo

    O Facebook lançou recentemente o Messenger Kids, uma versão da aplicação de mensagens voltada para as crianças com menos de 13 anos e os pais. A ideia não agradou a todos. Mais de 100 especialistas em saúde infantil pediram ao dono da empresa, Mark Zuckerberg, para desativar a aplicação, alertando para os perigos das redes sociais nas crianças.

  • Risco na construção da identidade dos mais jovens
    8:18

    Sozinhos na Net

    A dependência é um dos sintomas mais assinalados pela psicologia, quando analisa a relação dos jovens com a internet. Isto numa altura em que o mundo online está disponível a qualquer hora e em qualquer lugar, através dos portáteis ou dos chamados telefones inteligentes. Eduarda Ferreira, investigadora que faz parte da equipa do projeto EU Kids Online, sublinha a importância do risco na construção da identidade dos mais jovens. Chama a atenção para um detalhe em todo este contexto: há que aproveitar as novas tecnologias como ferramentas ao serviço do futuro dos jovens e crianças.

  • O projeto EU Kids Online
    18:47

    Sozinhos na Net

    Há mais de dez anos que investigadores europeus analisam o comportamento dos jovens frente a um computador. Têm saído destes laboratórios académicos estudos aprofundados que mostram de forma clara que os mais novos entram cada vez mais cedo no mundo online, através de tablets e de smartphones, reforçando-se a ideia de portabilidade do virtual. Há vários riscos, sendo que os académicos sublinham também as oportunidades online. Cristina Ponte, investigadora Universidade Nova de Lisboa, e uma das coordenadoras do projeto EU Kids Online, mostra como as crianças portuguesas têm uma presença forte nas redes sociais.