A Sessão Constitutiva da XII Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, onde tomam posse os deputados eleitos nas últimas eleições, decorre esta segunda-feira, a partir das 16:00 locais (17:00 em Lisboa).
A tomada de posse do governo regional ainda não está marcada.
O líder do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, foi indigitado recentemente presidente do Governo Regional pelo representante da República para os Açores, Pedro Catarino.
O PS venceu as eleições legislativas regionais, mas perdeu a maioria absoluta, que detinha há 20 anos, alcançando 25 dos 57 lugares da Assembleia Legislativa Regional.
PSD, CDS-PP e PPM, que juntos representam 26 deputados, anunciaram um acordo de governação, tendo alcançado acordos de incidência parlamentar com o Chega e o Iniciativa Liberal (IL).
Com o apoio dos dois deputados do Chega e do deputado único do IL, a coligação de direita soma 29 deputados na Assembleia Legislativa dos Açores, um número suficiente para atingir a maioria absoluta.
Açores. Marcelo diz que solução governativa "não é a ideal" e deixa aviso ao PSD
Marcelo Rebelo de Sousa afirmou na sexta-feira que a solução governativa encontrada nos Açores "não é ideal", mas frisou que o Presidente da República não tem de "gostar ou desgostar" daquela que era a "única solução constitucional"."
"Como única solução foi aquela que o senhor Representante da República acolheu. Gostar de é uma coisa diferente. Nem o Representante da República nem o Presidente da República tinham de gostar ou desgostar", acrescentou.
O chefe de Estado deixou ainda um aviso ao PSD: há que pagar o preço de determinadas opções políticas.
"Na vida, não há só vantagens. Há também preços, quer a nível regional, quer a nível nacional", alertou.