País

Incêndio no Algarve. População combateu as chamas e tentou salvar os animais

O fogo foi dado como dominado durante a manhã de domingo.

Loading...

Foi dominado, na manhã deste domingo, o incêndio que começou à hora de almoço de sábado, em Monchique. Durante a noite, houve momentos dramáticos. Várias pessoas tiveram de ser retiradas de casa.

Durante toda a noite, o fogo não deu tréguas. Nem aos bombeiros nem à população de Monchique. A cada instante, a progressão das chamas trazia nova ameaça, novo desafio.

Mesmo perante o perigo, muitos hesitam em deixar tudo para trás. Para alguns, que já estão demasiados habituados ao castigo dos incêndios, é uma vida inteira.

Numa unidade de produção de mel, arderam várias viaturas e centenas de colmeias. Apenas dois homens sozinhos lutaram contra o fogo.

Durante a madrugada, os mais de 400 operacionais aproveitaram uma janela de oportunidade e conseguiram controlar as chamas. Por volta das 07:00 o fogo foi considerado dominado. Começaram depois as operações de rescaldo e consolidação. Devido às condições meteorológicas, os meios aéreos vão continuar de prevenção para evitar reacendimentos.

O incêndio deflagrou à hora de almoço de sábado no Tojeiro, no concelho de Monchique. Em poucas horas, estendeu-se ao concelho de vizinho de Portimão e ameaçou localidades como Vidigal Velho ou Alcalar. 30 pessoas foram retiradas das suas habitações, sendo 12 delas de um lar na localidade de Pereira.

Depois de dominado o incêndio fica este cenário de destruição replicado em várias localidades do concelho. Imagens que se vão repetindo em Monchique ao longo dos anos.

Veja mais: