País

Funeral de Otelo Saraiva de Carvalho realiza-se na quarta-feira

ANDRÉ KOSTERS

Capitão de Abril morreu hoje aos 84 anos.

O funeral de Otelo Saraiva de Carvalho, o estratega do 25 de Abril de 1974, realiza-se na quarta-feira, antecedido pelo velório, na véspera, na Igreja da Academia Militar, em Lisboa, informou este domingo a Associação 25 de Abril.

Num comunicado, a associação recorda Otelo, que hoje morreu aos 84 anos, como um "homem de enorme coragem e generosidade".

O velório do militar de Abril será na terça-feira, na Igreja da Academia Militar, na capital, e o funeral no dia seguinte, faltando saber-se o local.

Otelo Saraiva de Carvalho, militar e estratego do 25 de Abril de 1974, morreu hoje de madrugada aos 84 anos, no Hospital Militar, em Lisboa.

Depois do 25 de Abril, foi comandante do COPCON, o Comando Operacional do Continente, durante o Processo Revolucionário em Curso (PREC), surgindo associado à chamada esquerda militar, mais radical, e foi candidato presidencial em 1976.

Na década de 1980, o seu nome surge associado às Forças Populares 25 de Abril (FP-25 de Abril), organização armada responsável por dezenas de atentados e 14 mortos, tendo sido condenado, em 1986, a 15 anos de prisão por associação terrorista. Em 1991, recebeu um indulto, tendo sido amnistiado cinco anos depois, uma decisão que levantou muita polémica na altura.