País

Censos 2021. Só 13 dos 100 concelhos da região Centro registam subida de população

O conjunto da região perdeu mais de 4% dos habitantes na última década.

Loading...

Os números dos Censos2021 mostram que a região Centro, como a generalidade do país, perdeu população na última década. Ainda assim, houve concelhos que registaram ligeiras subidas. A diferença faz-se, sem surpresas, entre o litoral e o interior.

Leiria, Aveiro e Viseu foram as capitais de distrito da região Centro que ganharam população em relação aos últimos Censos. Mas o conjunto da região perdeu mais de 4% da população.

Segundo os resultados preliminares dos Censos2021, só 13 dos 100 municípios do Centro ganharam população. Quase todos – à exceção de Viseu – estão localizados no litoral.

Leiria, Marinha Grande e Óbidos ganhara população, tal como Aveiro, Ílhavo, Oliveira do Bairro e Vagos.

Por outro lado, os concelhos de Castanheira de Pera, Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande, Ancião, Pombal e todos os municípios dos distritos de Coimbra, Guarda e Castelo Branco registaram perdas de habitantes.

Não há soluções únicas nem rápidas. A responsável da comissão de coordenação e desenvolvimento regional do Centro aponta que a resposta passa por políticas de acolhimento e integração e imigrantes, de natalidade e discriminação positiva para os concelhos do interior.

Veja mais:

Censos 2021. Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes, "de muita mão de obra"

Censos2021. Só sete municípios do país têm mais homens do que mulheres

Censos 2021. Odemira regista maior crescimento e Barrancos maior decréscimo de população

Censos 2021. Portugal perdeu cerca de 2% da população em dez anos

Censos 2021. Portugal perdeu cerca de 2% da população em dez anos