Os números dos Censos2021 mostram que a região Centro, como a generalidade do país, perdeu população na última década. Ainda assim, houve concelhos que registaram ligeiras subidas. A diferença faz-se, sem surpresas, entre o litoral e o interior.
Leiria, Aveiro e Viseu foram as capitais de distrito da região Centro que ganharam população em relação aos últimos Censos. Mas o conjunto da região perdeu mais de 4% da população.
Segundo os resultados preliminares dos Censos2021, só 13 dos 100 municípios do Centro ganharam população. Quase todos – à exceção de Viseu – estão localizados no litoral.
Leiria, Marinha Grande e Óbidos ganhara população, tal como Aveiro, Ílhavo, Oliveira do Bairro e Vagos.
Por outro lado, os concelhos de Castanheira de Pera, Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande, Ancião, Pombal e todos os municípios dos distritos de Coimbra, Guarda e Castelo Branco registaram perdas de habitantes.
Não há soluções únicas nem rápidas. A responsável da comissão de coordenação e desenvolvimento regional do Centro aponta que a resposta passa por políticas de acolhimento e integração e imigrantes, de natalidade e discriminação positiva para os concelhos do interior.
Veja mais:
Censos 2021. Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes, "de muita mão de obra"