País

Proteção Civil desloca equipas de bombeiros para zonas com maior risco de incêndio

Devido às altas temperaturas previstas para este fim de semana, cinco distritos vão estar em alerta laranja.

Bombeiros durante o combate a um incêndio.
Loading...

A Proteção Civil decidiu colocar em estado de alerta laranja – o segundo mais alto no combate aos incêndios – cinco distritos durante o próximo fim de semana. Devido às elevadas temperaturas esperadas, foi ainda decidido deslocar algumas equipas para as zonas considerada de maior risco de incêndio.

Até há próxima segunda-feira, o risco de incêndio aumenta a cada dia que passa até que Portugal acaba pintado praticamente de vermelho e laranja durante o próximo fim de semana.

O aviso do Instituto de Meteorologia chegaram à Autoridade Nacional de Proteção Civil, que decidiu colocar o dispositivo especial de combate aos incêndios em estado de emergência especial – o nível laranja – em cinco distritos:

  • Bragança
  • Castelo Branco
  • Faro
  • Guarda
  • Portalegre

Este nível representa um reforço de meios nestas regiões. A estratégia está traçada e passa pela deslocação de algumas equipas das zonas menos críticas para os distritos onde as temperaturas vão ser mais altas.

Em Castelo Branco e na Guarda, o nível de prontidão das equipas de combate aos incêndios aumenta já esta quinta-feira. Na sexta-feira junta-se ao nível amarelo outros 12 distritos. No continente, fora do estado de emergência especial ficam apenas os distritos de Aveiro, Braga, Porto e Viana do Castelo.

► Veja mais: