País

Chefes máximos da PSP defendem agentes insultados por juiz negacionista

PSP apresenta queixa contra Rui Fonseca e Castro no Ministério Público.

Loading...

A PSP vai apresentar uma queixa junto do Ministério Público contra o juiz Rui Fonseca e Castro. O magistrado, conhecido pelas ideias negacionistas sobre a pandemia, provocou e ameaçou agentes da policia.

Os chefes máximos da PSP ouviram e saíram em defesa pública dos agentes: "Os comportamentos verificados tiveram o aparente objetivo de provocar os polícias em serviço, que, no entanto, mantiveram uma postura profissional, calma e serena, própria de quem está ciente da sua missão, o que se salienta e enaltece."

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses, que no passado já havia criticado Rui Fonseca e Castro, sobe o tom da censura num comunicado: "Tal comportamento não se adequa aos princípios afirmados no Compromisso Ético dos Juízes Portugueses nem contribui para a confiança dos cidadãos na Justiça."

O magistrado está suspenso de funções e responde num processo disciplinar por incitamento à desobediência das regras sanitárias e às declarações públicas que contrariam a existência da pandemia.