País

António Costa rejeita remodelação do Governo

O primeiro-ministro diz que as eleições de domingo apenas determinaram a remodelação dos autarcas.

António Costa recusa uma remodelação do Governo, na sequência das eleições autárquicas. O primeiro-ministro garante também que os resultados deste domingo não interferem nas negociações do Orçamento do Estado.

Não está nenhuma remodelação prevista. A única renovação que as eleições autárquicas determinaram é a remodelação dos autarcas - uns porque já não se podiam recandidatar, outros porque os eleitores não renovaram a sua confiança. Essa é a única remodelação que foi feita e que resulta das eleições autárquicas. Não há nenhuma remodelação do Governo em resultado das eleições autárquicas”, disse o primeiro-ministro aos jornalistas.

Com os debates do Orçamento do Estado para 2022 à porta, António Costa considera que os resultados autárquicos não terão interferência nas negociações com os parceiros.

“Creio que - pelo menos até agora - nunca nenhum dos parceiros estabeleceu qualquer relação entre eleições autárquicas e o processo orçamental”, afirma o líder do Executivo. “O processo do debate do Orçamento, é um processo, tal como tem acontecido desde 2016, que tem um objetivo fundamental que é ter um bom Orçamento para 2022, que dê continuidade às políticas que têm permitido os bons resultados.”

Veja os resultados das Eleições Autárquicas