País

Estratégia de combate à pobreza do Governo implementada em 2025

Data é apontada pelo coordenador do estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos "Pobreza em Portugal – Trajetos e Quotidianos".

O Coordenador do estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos "Pobreza em Portugal – Trajetos e Quotidianos" disse, na noite desta segunda-feira na SIC Notícias, que a estratégia do Governo para combater a pobreza em Portugal deverá ser implementada dentro de 4 anos, realçando que a proposta não traz efeitos imediatos, mas a longo prazo.

"Não tem resultados imediatos, mas tem resultados duradouros ao longo da vida dos indivíduos e radica em duas ideias que são muito importantes. A primeira é que os indivíduos que são crianças e jovens até aos 17 anos têm uma taxa de pobreza que está bastante acima daquilo que é a taxa geral para a população. Por outro lado, há um conjunto de estudos internacionais que têm mostrado que, quanto mais precoce for o ingresso dos indivíduos neste sistema paraescolar, que isto não é a escola, não se espera que os miúdos tenham aqui, entre os 3 e os 5 anos, a aquisição de competências escolares, mas têm a aquisição de competências que são escolarmente rentáveis. Com um bocadinho de centralidade política neste assunto, até é possível que consigamos fazer isto em menos tempo, mas caramba, quatro anos, acho que já é um prazo razoável".

Veja também: