País

Bastonário da Ordem dos Médicos diz que há fluxo de especialistas para o privado

Miguel Guimarães refere, também, que não há falta de especialistas em Portugal.

Loading...

O Bastonário da Ordem dos Médicos considera que não há falta de especialistas em Portugal, mas admite que a maior parte trabalha no setor privado por causa das condições de trabalho.

"Quantos anestesiologistas temos em Portugal com menos de 70 anos? No ativo, temos 1.843 anestesiologistas. Quantos é que estão fora do SNS? 756. Dermatologia, temos 356 especialistas com 70 de setenta anos. Quantos é que estão fora do SNS? 215. De ginecologia e obstetrícia, 1.591. Quantos é que estão fora? 843. Na pediatria médica, temos 1.933 médicos com menos de 70 anos, 834 estão fora do Serviço Nacional de Saúde. Radiologia, temos 904, 544 estão fora do SNS. Medicina geral e familiar, temos 6.804, 1.221 estão fora do SNS. Eu relembro que, destes 1.221, se 600 destes médicos de família estivessem no SNS, neste momento, dava para cobrir aqueles utentes que, neste momento, não têm médico de família, que são mais de 1 milhão de utentes", diz Miguel Guimarães.

Mas o Bastonário refere que é natural o fluxo de especialistas do setor público para o privado.

"Se eles não são respeitados pela tutela, se eles têm outras oportunidades em que vão ter, provavelmente, melhores salários, melhores condições de trabalho e mais possibilidade de fazer progressão na carreira, inclusivamente, ao que diz respeito ao desenvolvimento profissional contínuo, é evidente que as pessoas começam a sair."

Veja também: