País

Seis detidos em megaoperação da PSP de combate ao tráfico de armas

Operação Scorpion decorreu nos distritos de Lisboa, Setúbal e Faro.

Seis pessoas foram detidas, esta sexta-feira, por suspeitas de tráfico de droga, crime de extorsão e branqueamento, numa megaoperação da PSP de combate ao tráfico de armas que decorreu nos distritos de Lisboa, Setúbal e Faro.

Os suspeitos são pessoas com ligações a negócios da noite.

Em comunicado, a PSP informa que foram cumpridos 50 mandados de detenção e busca. A operação policial Scorpion começou às 05:00 e envolveu 200 polícias.

Na operação foram apreendidas seis armas de fogo, duas armas brancas, quatro carros, três motas, cocaína, dinheiro, computadores e telemóveis, revelou o superintendente da PSP, Pedro Moura, à SIC.

O superintendente Pedro Moura referiu que esta operação está integrada numa investigação que dura há mais de um ano e que segue uma linha de investigação que decorreu de um outro inquérito que a PSP e o Departamento de Armas e Explosivos desenvolveram relacionada com tráfico de armas proveniente da República da Eslováquia para Portugal.

"No ano passado também desenvolvemos uma operação policial que abriu na investigação outras linhas que autonomizámos e que investigámos e, pelo resultado das apreensões, as nossas suspeitas de investigação confirmaram-se e estão relacionadas com os crimes de detenção de arma proibida, tráfico de armas, tráfico de produtos estupefacientes e outras atividades criminosas que agora ainda vamos analisar e verificar toda a prova se se confirmam ou não", adiantou o diretor do Departamento de Armas e Explosivos da PSP.

A investigação, que ainda está em curso, conta com a participação de efetivos policiais dos departamentos de Armas e Explosivos da Direção Nacional da PSP, de Investigação Criminal da PSP, do Comando Metropolitano de Lisboa, dos Comandos Distritais de Faro e Setúbal, da Unidade Especial de Polícia, através do Grupo de Operações Especiais e Corpo de Intervenção, e da Unidade de Intervenção da Guarda Nacional Republicana.

Veja também: