O anúncio foi feito no arranque da semana e deveria ter entrado em vigor esta quarta-feira, dia 15, mas isso não aconteceu. Só esta tarde de quinta-feira ficou disponível para cidadãos com 60 ou mais anos o autoagendamento da dose de reforço da vacina contra a covid-19.
Houve um atraso na abertura do agendamento da dose de reforço para as pessoas acima dos 60 anos. A Direção-geral da Saúde (DGS) anunciou que a partir de ontem ficaria disponível no Portal da Covid-19, mas esta manhã ainda não estava acessível. Era permitido apenas o autoagendamento acima dos 65 anos, a partir dos 50 ou mais anos para os vacinados com a Janssen e para crianças dos nove aos 11 anos.
Mas, ao final da tarde de hoje, o autoagendamento prometido ficou disponível.
No portal "será agendada a administração das duas vacinas em simultâneo, mas no Centro de Vacinação o utente poderá optar pela toma de apenas uma delas", explicam os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, em comunicado enviado às redações.
Quase 45 mil pessoas receberam, nas últimas 24 horas, a dose de reforço da imunização do coronavírus, num dia em que foram administradas mais de 65 mil vacinas contra a covid-19 e a gripe, anunciou esta quinta-feira a Direção-Geral da Saúde.
Segundo o boletim diário da DGS, mais de 2,2 milhões de pessoas já tomaram o reforço da vacinação contra a covid-19, 768.579 das quais idosos entre os 70 e 79 anos, 562.193 idosos com mais de 80 anos e 409.128 na faixa etária dos 65 aos 69 anos.
Saiba mais
- Covid-19: quase 45 mil pessoas receberam dose de reforço na quarta-feira
- É preciso "planear o futuro" para uma eventual quarta dose da vacina
- Ministra da Saúde faz ponto de situação da pandemia esta sexta-feira
- Reforçar restrições? Marcelo admite que é "sensato" preparar esse cenário
- Virologista defende que reforço da vacinação nos mais idosos é prioritário
- Costa avança que medidas restritivas vão ser prolongadas após 9 de janeiro