País

SIC visitou comunidade onde refugiados afegãos estão a aprender português 

Têm chegado centenas de refugiados afegãos a Portugal.  

Loading...

Têm chegado centenas de refugiados afegãos a Portugal. A SIC visitou a comunidade Hindu, em Lisboa, onde alguns estão a aprender português. São xiitas ismaelitas que foram resgatados pela comunidade ismaelita.

Para Gulham ainda é mais fácil em inglês. A guerra obrigou-o a ele e à mulher a deixar o futuro que estavam a construir no Afeganistão. Chegaram a Portugal há dois meses. Para trás ficaram os pais e os irmãos.

O grupo começou a aprender português há poucas semanas, na Comunidade Hindu e noutros locais em Lisboa.

Em outubro, começaram as aulas de português para 90 imigrantes, em coordenação com o o Instituto Camões e com a ajuda de professoras voluntárias. As cinco turmas de refugiados afegãos arrancaram no mês passado.

Neste momento, há cerca de 400 pessoas em lista de espera.

Saiba mais