Os centros de vacinação contra a covid-19 "vão encerrar no período de Natal e Fim de Ano, respetivamente, entre os dias 24 e 26 deste mês e nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro de 2022". A informação foi confirmada, este terça-feira, pela Direção-geral da Saúde (DGS) em comunicado enviado às redações.
"No dia 23 de dezembro, os Centros de Vacinação estarão dedicados, em exclusivo, à Casa Aberta para pessoas com 65 ou mais anos", acrescenta a nota da DGS, sem referir se o mesmo acontecerá na véspera do ano novo, dia 30.
O esclarecimento da DGS surge depois de, esta terça-feira, ter sido avançado que alguns centros de vacinação estariam fechados entre os dias 23 e 26 de dezembro, por indicação das autoridades de saúde. O objetivo era o de que os profissionais tivessem um período de descanso durante as festas.
Mas a medida não foi bem recebida quer por especialistas, quer por alguns autarcas. "Temos uma variante nova, com maior propagação, e estamos atrasados na vacinação. Se me pergunta se podemos continuar a ir devagarinho na vacinação, eu acho que não. Nós temos de acelerar a vacinação”, disse Rui Nogueira, antigo presidente da Associação de Medicinal Geral e Familiar, em entrevista à SIC Notícias.
Também o presidente da Câmara de Cascais considerou não fazer "nenhum sentido" fechar os centros de vacinação face à atual "a situação de urgência" que atravessamos.
Saiba mais
- Torres Vedras: três mortos devido a surto em lar já tinham a dose de reforço
- Portugal com mais 16 mortes e 5.754 novos casos de covid-19 em 24 horas
- Ómicron: o ponto (possível) da situação
- Vacinas contra a covid-19 não são suficientes, são precisos tratamentos
- Covid-19: 30% das crianças vacinadas entre 9 e 11 anos este fim de semana