Na última madrugada, a falta de especialistas encerrou as urgências de ginecologia e obstetrícia do Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa, e do Garcia de Orta, em Almada. De sexta-feira a domingo estão previstos mais constrangimentos, nomeadamente no Hospital São Francisco Xavier que terá as urgências de obstetrícia fechadas durante 24 horas.
Depois do encerramento das urgências de ginecologia e obstetrícia nos dois hospitais na madrugada desta quarta-feira, as previsões apontam para novos constrangimentos. A mesma urgência no São Francisco Xavier vai voltar a fechar entre a manhã de sexta-feira e a de sábado. No mesmo dia, à noite, volta a fechar portas até à manhã de domingo.
"Não me parece haver perspetivas de melhoria. No mês de agosto temos dois terços dos dias com contingências", disse Diogo Bruno, dirigente sindical e obstetra do Hospital São Francisco Xavier.
Mas os constrangimentos estendem-se a outros hospitais: no Garcia de Orta e na maternidade Alfredo da Costa, as urgências de ginecologia e obstetrícia vão também encerrar durante o dia de sexta-feira. No sábado, a Maternidade Alfredo da Costa fecha o serviço de urgência às 8:00 para reabrir apenas 24 horas depois.
Hospital de Aveiro garante que não vai encerrar todas noites em Agosto
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos tinha admitido que Aveiro ia encerrar o serviço de urgência de obstetrícia todas as noites no mês de agosto, mas o hospital defende que não é o que irá acontecer.
A urgência de obstetrícia vai fechar em período noturno, só ainda não se sabe em que dias. De visita àquela unidade, o Secretário de Estado da Saúde assegurou que estão a ser procuradas soluções para preencher a escala noturna e afastou a hipótese de encerramento da Via Verde do AVC, como aconteceu recentemente.
De recordar que o portal do SNS disponibiliza informação sobre os serviços de urgência com constrangimentos nos diferentes pontos do país.