Os constrangimentos que se verificaram no Hospital Garcia da Orta, em Almada, são provocados pela falta de médicos para cumprir as escalas. O serviço reabriu esta manhã, mas vai voltar a encerrar no final da semana.
Durante o fim de semana, o serviço de urgências de obstetrícia do Hospital Garcia da Orta esteve encerrado, e o mesmo voltará a acontecer no final da presente semana.
A partir das 08:00 da próxima sexta-feira, e até às 08:00 de segunda-feira, as urgências de obstetrícia estarão encerradas.
Esta situação acontece num momento em que não é possível garantir o número necessário de profissionais de saúde para assegurar os serviços necessários.
Para os serviços de urgência se manterem em pleno funcionamento, são precisos dois médicos especialistas e dois internos, este fim de semana o Garcia da Horta apenas conseguia garantir metade desses profissionais.
O Serviço Nacional de Saúde criou um portal online, especificamente devido à situação instável que se vive com os serviços de obstetrícia, onde é possível encontrar informação acerca dos serviços desta especialidade.
Contudo, muitas grávidas mostram preocupação e garantem que a informação disponibilizada nem sempre é suficiente.