País

Incêndio na Serra da Estrela é o mais preocupante, aldeias na linha do fogo foram evacuadas

Incêndio na Serra da Estrela é o mais preocupante, aldeias na linha do fogo foram evacuadas
PATRICIA DE MELO MOREIRA
Proteção Civil falou, na noite de segunda-feira, num fogo "violento".

O incêndio que deflagrou esta segunda-feira na Serra da Estrela, no concelho da Guarda, é um dos mais preocupantes entre os fogos ativos no país. De acordo com a Proteção Civil, as chamas lavram com intensidade e várias aldeias na linha do fogo foram já evacuadas.

O fogo afeta os municípios de Manteigas, Covilhã e Guarda. No terreno estão mais de 700 operacionais e foram já ativados 17 grupos de reforço de combate dos corpos de bombeiros. Para além disso, foram chamadas duas equipas de ataque ampliado da unidade especial de proteção e socorro da GNR e destacadas oito máquinas de rasto.

Há habitações em perigo.

Loading...

O comandante nacional da Proteção Civil prevê uma noite de “combate efetivo” em que a estratégia será salvaguardar a vida da população, dos operacionais e salvaguardar o património.

Por isso, deixa um apelo para que a população adote comportamentos de autoproteção e acate todas as indicações das autoridades.

Bombeiros estiveram incontactáveis, mas não foi acionado botão de pânico

Ao início da noite, o comando operacional não estava a conseguir estabelecer contacto com sete bombeiros, distribuídos por duas viaturas. Entretanto, já foram localizados e estão bem. A SIC sabe que fazem parte da corporação de Aveiro.

De acordo com a Proteção Civil, não foi necessário ativar o botão de pânico.

Loading...

Freguesia de Valhelhas ficou cercada pelo fogo

O incêndio na Serra da Estrela, em Vale de Amoreira, alastrou para a freguesia de Valhelhas, tenndo a zona ficado cercada pelas chamas.

Pelo menos 100 pessoas foram retiradas das habitações nesta zona.

O presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, disse que o incêndio estava "completamente descontrolado" e que a intensidade do vento "complica muito" o combate.

Loading...

Exército retirou pessoas da localidade de Seixo Amarelo

Em Seixo Amarelo, localidade vizinha de Valhelhas, o exército retirou pessoas com mobilidade reduzida e doentes. Ainda assim, a SIC sabe que a maioria das pessoas saíram pelos próprios meios.

Loading...

O comandante nacional da Proteção Civil informou esta noite que a origem deste incêndio foram três ignições em simultâneo, não havendo ainda confirmação de que tenha sido um reacendimento ou mão criminosa.

Diz também que será reforçado o dispositivo de vigilância na Serra da Estrela, de forma a prevenir e controlar possíveis novas ignições nos próximos dias.

[Última atualização às 01:15 de 16/08/2022]

Últimas Notícias
Mais Vistos