País

Associação da Proteção Civil envia provas de falhas no SIRESP à PGR

Associação da Proteção Civil envia provas de falhas no SIRESP à PGR
Octavio Passos
Relatórios alegadamente comprovam algumas lacunas no sistema.

A Associação de Proteção civil diz que enviou uma carta à Procuradoria-Geral da República com provas de que o SIRESP tem falhas.

De acordo com o documento a que a SIC teve acesso, a informação é baseada em relatórios internos, que alegadamente comprovam algumas lacunas no Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal.

Em agosto, o presidente da Proteção Civil garantiu que o SIRESP não tem falhas, mas admitiu períodos pontuais de excesso de utilização.

A rede SIRESP é a rede de comunicações exclusiva do Estado Português para o comando, controlo e coordenação de comunicações em todas as situações de emergência e segurança.

Recorde-se que durante o combate às chamas na Serra da Estrela, o comando operacional perdeu o contacto com sete bombeiros. Todavia, o presidente do SIRESP garantiu que o sistema de comunicações não falhou.

Loading...

Em contrapartida, o presidente da Liga dos Bombeiros, António Nunes, considerou que "o SIRESP, como qualquer rede falha".

Também em agosto, o Ministério anunciou que o SIRESP vai ter um novo investimento de 4,2 milhões de euros em equipamentos de redundância para assegurar as comunicações via satélite em caso de falha dos circuitos terrestres.

Últimas Notícias
Mais Vistos