País

Associação da Proteção Civil envia provas de falhas no SIRESP à PGR

Associação da Proteção Civil envia provas de falhas no SIRESP à PGR
Octavio Passos

Relatórios alegadamente comprovam algumas lacunas no sistema.

A Associação de Proteção civil diz que enviou uma carta à Procuradoria-Geral da República com provas de que o SIRESP tem falhas.

De acordo com o documento a que a SIC teve acesso, a informação é baseada em relatórios internos, que alegadamente comprovam algumas lacunas no Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal.

Em agosto, o presidente da Proteção Civil garantiu que o SIRESP não tem falhas, mas admitiu períodos pontuais de excesso de utilização.

A rede SIRESP é a rede de comunicações exclusiva do Estado Português para o comando, controlo e coordenação de comunicações em todas as situações de emergência e segurança.

Recorde-se que durante o combate às chamas na Serra da Estrela, o comando operacional perdeu o contacto com sete bombeiros. Todavia, o presidente do SIRESP garantiu que o sistema de comunicações não falhou.

Loading...

Em contrapartida, o presidente da Liga dos Bombeiros, António Nunes, considerou que "o SIRESP, como qualquer rede falha".

Também em agosto, o Ministério anunciou que o SIRESP vai ter um novo investimento de 4,2 milhões de euros em equipamentos de redundância para assegurar as comunicações via satélite em caso de falha dos circuitos terrestres.

Últimas Notícias