País

Combustíveis mais caros: o impacto no dia a dia dos portugueses

Condutores dizem ser cada vez mais difícil gerir a despesa com as deslocações diárias.

Loading...

Os combustíveis voltaram esta segunda-feira a ficar mais caros. Os aumentos já não surpreendem os condutores, mas dizem ser cada vez mais difícil gerir a despesa com as deslocações diárias.

Segunda-feira é por norma dia de atualização dos preços dos combustíveis. Esta semana o gasóleo aumentou 1,5 cêntimos e a gasolina 2,5 cêntimos. Esta subida anula por completo a descida do preço do gasóleo registada na última semana, enquanto a gasolina volta aos valores que se verificavam no início de setembro.

Os condutores fazem comparações com os preços praticados anteriormente e, em alguns casos, afirmam que encher o depósito custa atualmente mais de 40 a 60 euros do que num passado recente.

Quem utiliza o carro regularmente diz que os preços atuais são “insustentáveis” e que é “necessário fazer contas à vida”. Para contornar as subidas galopantes, muitos condutores optam por encontrar alternativas para reduzir as despesas. Andar a pé nos percursos mais curtos e trocar para um carro mais económico são algumas das opções adotadas por muitos.