País

"Mesquinhez": Sócrates ataca Governo de Costa com novo aeroporto e TGV

"Mesquinhez": Sócrates ataca Governo de Costa com novo aeroporto e TGV
Francisco Seco
O antigo primeiro-ministro assina um artigo de opinião no Expresso intitulado: “Breve história de dois fracassos e do enorme esforço para os encobrir”.

“Sorrateiramente, sem que nada pareça ter mudado, o novo aeroporto e o TGV regressam à atualidade política”. É desta forma que começa o texto de opinião que, esta terça-feira, José Sócrates assina no semanário Expresso.

E se sobre o aeroporto, escreve, “tudo foi atirado para o lixo e, 14 anos depois, voltámos ao ponto de partida”, já quanto ao TGV, contesta, “o atual governo, fiel à sua linha de frio calculismo, fez tudo o que podia para fingir que o projeto, agora apresentado como prioritário, nada tinha a ver com o anterior projeto do anterior governo socialista”.

“Nada no discurso do chefe do Governo tem a ver com estratégia, mas com mesquinhez”

“Voltámos ao ponto de partida”

No que diz respeito ao novo aeroporto, lembra Sócrates que “a localização em Alcochete foi decidida em 2008, na sequência de uma avaliação ambiental estratégica e, dois anos depois, em 2010, o projeto tinha tudo para avançar na construção - estudo de impacto ambiental feito, avaliação ambiental aprovada, anteprojeto de construção e parecer positivo de todas as câmaras municipais envolvidas. Tudo isto foi atirado para o lixo. Catorze anos depois voltámos ao ponto de partida”.

Já sobre o TGV, recorda o antigo chefe de Governo que, “foi primeiramente cancelado em 2011 pelo governo da direita e três anos depois o Ministério Público tentou criminalizá-lo com acusações desonestas, absurdas e politicamente motivadas”.

“Mais tarde, sete anos mais tarde, em 2018, o governo socialista exprimiu finalmente a sua opinião sobre o projeto considerando a alta velocidade “um tabu que duraria muito tempo”. Bom, não demorou assim tanto. Este ano o projeto renasceu como “projeto revolucionário” da ferrovia. Para trás ficam onze anos de atraso”

Reveja na íntegra a entrevista de José Sócrates à SIC

Últimas Notícias