País

Deputada do PS acusada de crime de prevaricação, partido recusa comentar

Loading...

Susana Amador, ex-autarca de Odivelas, terá beneficiado empresa de construção durante mandato.

O Ministério Público acusa Susana Amador pelo crime de prevaricação de titular de cargo político. A ex-autarca é atualmente deputada do Partido Socialista e membro da Comissão Nacional do partido, mas o PS recusou comentar a acusação.

Durante esta quinta-feira, a SIC avançou com a notícia que revelava a acusação de prevaricação de Susana Amador, juntamente com Isaltino Morais e José Ministro dos Santos, autarca de Mafra.

Esta sexta-feira a deputada do Partido Socialista optou por deixar o lugar vazio no Parlamento, durante a audição da ministra Adjunta dos Assuntos Parlamentares.

O Ministério Público abriu um inquérito que tem como objetivo investigar as parcerias público-privadas que beneficiavam sempre a mesma empresa de construção, a MRG.

Os concursos públicos não terão cumprido a lei e lesaram a autarquia de Odivelas em vários milhões de euros, num esquema alegadamente igual ao de Isaltino Morais, na Câmara Municipal de Oeiras.

O Ministério Público diz ainda que a autarca de Odivelas realizou obras entre 2005 e 2009 apenas para mostrar “serviço feito”, de modo a ser reeleita nas eleições autárquicas seguintes.

Os serviços do Município de Odivelas tinham apenas estipulados 10 milhões de euros para aplicar em obras públicas e a ex-autarca, nesse mesmo período, propunha gastar 19 milhões de euros para construir uma escola e um pavilhão desportivo, através de uma parceria público-privada com a mesma construtora.

Questionado acerca desta polémica, Henrique Brilhante Dias, líder parlamentar do PS, não quis tecer comentários.

"Essa é uma questão estritamente pessoal. É uma questão que o PS não tem intervenção. Os tribunais, o MP fazem o seu trabalho, a Sr. deputada no quadro dos seus direitos constitucionais fará a sua defesa. PS e GPPS não tem de emitir opinião sobre esses factos", afirmou Brilhante Dias.

Últimas Notícias
Mais Vistos