A população de Portalegre está preocupada com a descoberta de uma ninho de vespa asiática. Esta espécie de abelhas é uma ameaça à saúde pública, mas também às colmeias e à produção de fruta.
O ninho de vespa asiática de grandes dimensões encontra-se alojado numa arvore junto à Avenida das Descobertas em Portalegre. Paula Bilé, moradora de Portalegre, explica que o ninho está localizado numa "zona onde as pessoas se costumam sentar" e com algum movimento.
A presença desta espécie pode representar um perigo acrescido numa zona rodeada de prédios residenciais e serviços. Alguns moradores têm vindo a reforçar alertas há cerca de uma semana, mas até agora o ninho não foi removido.
Tanto Paula Bilé como o morador Joaquim Ribeiro já reportaram a situação às autoridades, mas "até agora nada aconteceu".
Contactada pela SIC, a Câmara de Portalegre, garantiu que a situação já se encontra identificada e que o ninho em questão já foi alvo, por duas vezes, do tratamento adequado que antecede a remoção. O mesmo deverá ser retirado do local durante os próximos dias.
Até ao momento não há relato de ataques desta vespa velutina a pessoas ou animais na zona, mas os moradores só vão descansar quando o ninho for retirado.
A vespa asiática é um predador das abelhas autóctones e um ataque a um ser humano pode ser potencialmente letal. A presença desta espécie invasora representa um perigo para os ecossistemas e foi detetada em Portugal pela primeira vez há 11 anos. Atualmente há relatos da presença deste tipo de ninhos de norte a sul do país.