País

Farmácias relatam falta de alguns medicamentos

Loading...

A maioria dos fármacos tem alternativa em genérico. Farmácias garantem que não há motivo para alarme.

A chegada do tempo frio está a agravar a falta de alguns medicamentos nas farmácias. Além de remédios para a diabetes e hipertensão, tem havido tido maior procura de antibióticos e xaropes, Mas os farmacêuticos e o Infarmed dizem que não há razão para alarmismo.

Na primeira pesquisa, havia poucas embalagens deste broncodilatador. Em segundos, tudo a vermelho, nenhuma disponível. Com a mesma dosagem, não há alternativas. E, ligando para o armazenista, a resposta é esta: esgotado e sem data para a reposição.

Esta farmácia, em Aveiro, tem sentido, por vezes, alguma dificuldade em dar resposta à procura. Estão a faltar e causam transtorno nos utentes. Mas, muitos desses medicamentos têm por norma, uma alternativa.

Na gaveta continua a faltar por exemplo o Inderal, para a hipertensão e o Ozempic. E vão faltando outros, mas a maioria sem motivo para alarme. A diretora desta farmácia deixa dois pedidos, um ao Infarmed, para que intervenha.

Outro mais importante ainda aos utentes: que não esperem até ao último comprimido para ir comprar uma nova embalagem do medicamento que lhes faz falta.

Últimas Notícias
Mais Vistos