País

Governo autoriza mais 30 novas Equipas de Intervenção Permanente

Esta novas equipas são compostas por mais 150 bombeiros profissionais.

Governo autoriza mais 30 novas Equipas de Intervenção Permanente
ANTÓNIO PEDRO SANTOS

Depois do temporal que atingiu Portugal continental esta semana e a anterior, sobretudo os distritos de Setúbal, Lisboa, Portalegre e Santarém, o Ministério da Administração Interna (MAI) informa, esta sexta-feira, que autorizou a constituição de 30 novas Equipas de Intervenção Permanente (EIP), elevando o número total nacional para 780.

Esta decisão, que foi tomada em articulação com autarquias e associações de bombeiros voluntários, “dá seguimento à aposta no reforço contínuo do modelo de resposta profissional permanente a riscos de Proteção Civil”, sublinha o MAI.

Com estas novas equipas, “compostas por 150 bombeiros profissionais, aumenta para 3.900 o [número] total desses operacionais”.

Contas da tutela indicam que “são já 226 as EIP autorizadas em 2022 – mais dez que as 216 de 2021 – e mais 80 do que as 700 que, em maio, se previam protocolar até ao final deste ano”.

O que são as EIP?

Foram criadas no âmbito de protocolos entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), as Câmaras Municipais e as Associações Humanitárias de Bombeiros e “visam melhorar a eficiência da Proteção Civil e as condições de prevenção e socorro em caso de acidentes e catástrofes”.

Cada EIP é formada por “cinco bombeiros profissionais, com elevada especialização e com competências em áreas diferenciadas para atuarem em diferentes cenários”.

Chuva vai continuar

Este anúncio surge no dia em que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou oito distritos de Portugal continental sob aviso amarelo - entre as 00:00 e as 09:00. Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Portalegre, Porto, Santarém e Viseu vão ser afetados por aguaceiros, por vezes fortes, o que leva à indicação de aviso amarelo.

Paralelamente, quatro distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo para agitação marítima, até às 12:00 (Beja e Faro) e entre as 13:23 e até às 15:00 de sexta-feira (Setúbal e Lisboa).

A Proteção Civil alerta para possíveis inundações em zonas urbanas, deslizamentos de terra e lençóis de água nas estradas e apela à população para desobstruir sistemas de escoamento, adotar uma condução defensiva e evitar a circulação em zonas arborizadas e ribeirinhas.