As trotinetes em Lisboa vão ter pontos de estacionamento próprios obrigatórios e um limite de velocidade de 20 quilómetros por hora, segundo um acordo que a Câmara Municipal e os cinco operadores na cidade assinaram esta segunda-feira.
Além destas duas medidas, para organizar o tráfego de trotinetes na cidade, a autarquia e os operadores acordaram ainda um contingente máximo de veículos em circulação.
“Neste momento conseguimos limitar o número de trotinetes. De inverno 1500 por operador, temos cinco operadores, e 1750 durante o verão”, revelou Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa.
Estas medidas podem ser adotadas a partir de hoje, mas os operadores têm 60 dias para se adaptarem. O protocolo foi assinado pelo presidente da Câmara e representantes dos cinco operadores.
Segundo o autarca, a Câmara de Lisboa vai criar 'hotspots' pela cidade e é aí que as trotinetes terão de ser estacionadas. Caso não o sejam, não será possível concluir a viagem e continuará a ser descontado pagamento através da aplicação.
Operadores e autarquia acordaram ainda uma redução da velocidade máxima permitida para os 20 quilómetros/hora, embora Carlos Moedas gostasse de ter ido "muito mais longe" e que este limite "fosse um pouco mais baixo".
“Não conseguimos chegar exatamente onde eu queria como presidente da Câmara, mas acho que é uma primeira limitação que é o limite da velocidade", disse o autarca.
Moedas apelou ainda ao Governo a delegação de competências nas autarquias para que possam ser responsáveis pelo licenciamento de trotinetes, o que atualmente não acontece.
"Tem de haver claramente, da parte do Governo, a passagem destas competências para o presidente da Câmara. É urgente que as Câmaras municipais tenham esse poder de licenciamento", referiu.