País

Grupo de cibercrime internacional desmantelado com ajuda da Polícia Judiciária

O grupo é suspeito de ataques informáticos a hospitais, hotéis e municípios e as investigações duraram vários meses e contaram com mais de 30 polícias de 13 países.

Loading...

Foi desmantelado um dos maiores grupos de cibercrime a nível mundial e a investigação contou com a colaboração da Polícia Judiciária e a ajuda de várias autoridades internacionais.

O grupo é suspeito de ataques informáticos a hospitais, hotéis e municípios.

Era usado o método da dupla extorsão: acediam aos dados de clientes e exigiam um resgate para os desbloquear e não os publicar.

De acordo com o comunicado da Polícia Judiciária a operação foi levada a cabo “através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T),contra o grupo de ransomware HIVE, tendo culminado hoje com o desmantelamento das operações deste grupo criminoso.”.

“O grupo responsável pelo ransomware HIVE era um dos grupos cibercriminosos mais relevantes a nível mundial, sendo suspeito de ter atacado entidades portuguesas”, esclarece o comunicado.

120 milhões em resgates que não foram pagos.

As investigações duraram vários meses e contaram com mais de 30 polícias de 13 países, como Alemanha, Canadá, Espanha, Estados Unidos da América, França, Irlanda, Lituânia, Países Baixos, Noruega, Portugal, Reino Unido, Roménia e Suécia.