País

Mais redes criminosas estão a operar por águas e costa portuguesas

Pelo sul da Península Ibérica passam anualmente cerca de 4.000 toneladas de droga com destino ao Norte da Europa. Desde o início do ano, a Polícia Marítima já apreendeu a mesma quantidade de droga do que em 2022.

Loading...

Consequência de mudanças na lei espanhola, a Marinha diz que mais redes criminosas estão a operar por águas e costa portuguesas.

Ainda agora começou março e, desde o início de 2023, a Polícia Marítima já apreendeu 16 toneladas de droga, o mesmo que em todo o ano passado. A maioria das apreensões foi feita na região sul, onde esteve esta quarta-feira o Governo, que pondera seguir o exemplo espanhol e fazer alterações à lei.

"Estamos com a PJ a trabalhar nisso, e ver quais são as possibilidades do ponto de vista jurídico de afunilarmos também nós a possibilidade de utilização destas lanchas, ou seja, dizermos concretamente quem é que pode utilizar e assim também nós restringirmos o seu uso", explicou a ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro.

O Governo admite que os traficantes estão a ficar mais agressivos e garante que tem vindo a reforçar meios, técnicos e humanos.